terça-feira, 24 de setembro de 2013

PASSOS DE NAAMÃ RUMO À VITÓRIA - Mensagem proferida no púlpito da IBCA em 25/09/13



Texto: II REIS 5.1-13 (IBCA 25/09/13).

INTRODUÇÃO

A SÍRIA FICAVA LOCALIZADA A NORTE DE ISRAEL, VEZ POR OUTRA A SÍRIA FAZIA INCURSÕES AO REINO DO NORTE – ISRAEL, PARA MINAR AS SUAS RESISTÊNCIAS. DENTRE OS DESPOJOS RETIRADOS NESTAS INCURSÕES, CERTA FEITA LEVARAM CATIVA UMA JOVEM QUE FOI CANAL DE DEUS PARA ABENÇOAR A VIDA DE UM GENERAL POR NOME NAAMÃ, O QUAL FOI IMPACTADO PELO PODER DE DEUS.  NO ENTANTO, PARA QUE ISTO OCORRESSE EM SUA VIDA ELE PRECISOU VENCER ALGUMAS FASES RUMO AO QUE REPUTAMOS COMO O MERGULHO PARA ALCANÇAR O SEU PROPÓSITO – A CURA.       
                     
OBJETIVOS DESTA MENSAGEM:

1.      DEMONSTRAR QUE A OBEDIÊNCIA A DEUS COMEÇA COM A HUMILDADE.
2.      A HUMILDADE NOS CONDUZIRÁ À RENÚNCIA.
3.      AO RENUNCIARMOS O NOSSO EGO E SUBMETERMO-NOS À VONTADE DE DEUS, EXPERIMENTAREMOS O SEU PODER.

DESENVOLVIMENTO

1.   PARA ALCANÇARMOS O FAVOR DIVINO É PRECISO OBEDECER A DEUS.  POR VEZES CREMOS QUE USUFRUIREMOS DAS DADIVOSAS BÊNÇÃOS DO SENHOR ALEATÓRIA E LEVIANAMENTE.  NO ENTANTO, A TRAJETÓRIA DE NAAMÃ DEMONSTROU QUE ELE TEVE QUE TRILHAR UM CAMINHO QUE ENVOLVEU ALGUMAS ETApaS. 
a.     PRIMEIRO NAAMÃ APROXIMOU-SE DAQUELE QUE PODEria RESOLVER O SEU PROBLEMA,
b.      MOTIVADO POR UMA NECESSIDADE
c.      ESTA NECESSIDADE LEVOU-O À HUMILHAÇÃO.  A HUMILHAÇÃO DE DESCER DA CONDIÇÃO DE SENHOR E DE HERÓI NACIONAL PARA RECONHECER QUE A SUA CURA VIRIA DE ISRAEL, SOB A CONSULTORIA DE SUA HUMILDE SERVA.
d.     APRENDEMOS AQUI QUE “A OBEDIÊNCIA VEM COM A HUMILDADE” (MATEUS 16.24).  NA VIDA ESPIRITUAL TAMBÉM É ASSIM: SÓ SERÁ SEGUIDOR DE JESUS AQUELE QUE:
a)    NEGAR-SE A SI MESMO E,
b)    POSICIONAR-SE DIANTE DE DEUS, OU SEJA, TOMAR A CADA DIA A SUA CRUZ E ASSUMIR A SUA MISSÃO.
  
2. AO CHEGARMOS AO ESTÁGIO DA HUMILDADE, ESTAREMOS DISPOSTOS À RENÚNCIA (I PEDRO 5.6-7). 
NO VERSO 17 DO TEXTO BASE, PERCEBEMOs QUE SOMENTE O ARREPENDIMENTO SINCERO CONDUZ A UMA VERDADEIRA ADORAÇÃO.
ARREPENDIMENTO SIGNIFICA MUDANÇA DE ATITUDE, PORTANTO, EQUIVALE À RENÚNCIA (HB 12.2).
PARA USUFRUIRMOS DAS BÊNÇÃOS DE DEUS PRIMEIRO PRECISAMOS BUSCÁ-LO, ADORÁ-LO, RECONHECER A SUA SOBERANIA E A NOSSA INSIGNIFICÂNCIA, AÍ sim, AS DEMAIS COISAS, AS COISAS SECUNDÁRIAS, NOS SERÃO ACRESCENTADAS.
PRECISAMOS NOS ESVAZIAR PARA SERMOS CHEIOS.  DEVEMOS DEIXAR DE LADO OS NOSSOS INTERESSES EGOCÊNTRICOS E PESSOAIS PARA PODERMOS RECEBER O DE MELHOR QUE VEM DA PARTE DE DEUS.
SERÁ QUE ESTAMOS DISPOSTOS A ADORÁ-LO PELO QUE ELE É, OU SOMENTE PELO QUE ELE PODE NOS DAR?

3. SOMENTE EXPERIMENTAREMOS O GENUÍNO PODER DE DEUS QUANDO RENUNCIARMOS O NOSSO QUERER E NOS SUBMETERMOS À VONTADE DE DEUS (LUCAS 18. 28-30).
NAAMÃ PASSOU POR TODO ESTE PROCESSO PARA QUE FÔSSE GERADA A FÉ SUFICIENTE QUE O CONDUZIRIA AO MERGULHO DA BÊNÇÃO.  MAS QUAL O PROPÓSITO DA DOENÇA E DA RESTAURAÇÃO DE NAAMÃ? SIMPLESMENTE SATISFAZER A UM GENERAL?  É CLARO QUE NÃO!  O VERSO 15 NOS DEMONSTRA QUE FOI PARA EVIDENCIAR O DEUS DE ISRAEL E O SEU PODER, E PARA LEVAR O HOMEM A RECONHECER QUE SÓ O SENHOR IHAWEH É O ÚNICO E VERDADEIRO DEUS.

LEMBREMO-NOS ENTÃO QUE, TUDO O QUE DEUS FAZ, REDUNDA EM GLÓRIA AO SEU NOME, POIS SÓ ELE É DIGNO! (COLOSSENSES 1. 17-19).

CONCLUSÃO

O PROCESSO PELO QUAL NAAMÃ PASSOU É O MESMO QUE PASSAMOS NO SENTIDO ESPIRITUAL.
O PECADO É UMA LEPRA QUE TAL QUAL UMA DOENÇA TERMINAL NOS SEGREGA DO CONTATO COM DEUS E COM OS HOMENS; ANGUSTIA-NOS E DEPRIME-NOS, TORNANDO-NOS INFELIZES, PARA FINALMENTE NOS MATAR, NOS ANIQUILAR.
HOJE, À EXEMPLO DE NAAMÃ, O SENHOR QUER QUE NOS DISPAMOS DO NOSSO VELHO HOMEM, DE TODA NOSSA LEPRA ESPIRITUAL, E QUE IMERSOS NA GRAÇA SALVADORA DE CRISTO, RESSURJAMOS DAS ÁGUAS  LIMPOS, SANTOS, INCULPÁVEIS E IRREPREENSÍVEIS; REGENERADOS PARA VIVERMOS UMA VIDA ABUNDANTE AO LADO DO SENHOR.

APLICAÇÃO

A MENSAGEM DE HOJE NOS DESAFIA A COMPREENDERMOS QUE ANTES MESMO DE QUALQUER OUTRO PASSO EM BUSCA DE INTERESSES PESSOAIS, PRECISAMOS BUSCAR UM RELACIONAMENTO FRANCO COM O SENHOR, HUMILDEMENTE NOS SUJEITANDO À VONTADE DE DEUS, RENUNCIANDO O MUNDO E A LEPRA DO PECADO E INDO AO ENCONTRO DO SENHOR.
EM EFÉSIOS 2. 8 E 9 VEMOS QUE A SALVAÇÃO NÃO VEM POR OBRAS.  NAAMÃ NÃO RECEBEU O QUE BUSCAVA POR SEUS FEITOS E MÉRITOS PESSOAIS.  ELE PRECISOU SE DESPOJAR DE TODA A SUJEIRA DO PECADO, MERGULHANDO NA FÉ QUE SALVA, CURA E LIBERTA.  ENCONTRANDO-SE COM O SEU SALVADOR NUM MERGULHO DE FÉ, PARA SÓ ENTÃO USUFRUIR DE BÊNÇÃOS MATERIAIS. QUER TER UM ENCONTRO LIBERTADOR COM O SEU SALVADOR?  FAÇA ISSO HOJE E AGORA!

francisco barros
servo do senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário