quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O conhecimento que vivifica


Texto: Oséias 4.6; 5.4; 6.1 e 3. (P. pregação Pr. Paulo Martins, 25/09/14).

Introdução

Há cerca de 2740 anos atrás, o profeta Oséias viveu um momento de transição governamental como o que nós vivenciamos hoje. O rei Jeroboão II estava morto; no entanto, havia deixado uma herança espiritual devastadora, a qual conduziu o povo com o auxílio dos sacerdotes a um estado de profunda devassidão e prostituição espiritual.
Aqueles que deviam ser os balizadores do povo no âmbito espiritual, foram exatamente os que os fizeram desviar.
Pairava uma grave acusação sobre o dirigente da nção, sobre os sacerdotes e sobre o povo – a destruição da nação de Israel devia-se ao fato da falta de conhecimento, e isto estava relacionado diretamente à responsabilidade dos líderes governamentais e espirituais da nação israelense, os quais rejeitaram a sã doutrina e retiveram o ensino do verdadeiro ensinamento ao povo de Deus (cfe. Os. 4.6 e 5.4).
O Senhor é um Deus amoroso e está sempre de braços abertos para nos receber. É Ele mesmo quem convida: “Vinde e voltemos para o Senhor” […] “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Os 6.3a).
Esta mensagem tem por objetivo demonstrar-lhe que o conhecimento de Cristo pode lhe conduzir da morte para a vida.

Desenvolvimento
  1. O conhecimento é marca distintiva do seguidor de Cristo – Jo 8.31:Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos". Jesus tem compromisso com aqueles que encaram com seriedade o desafio de segui-lo. E isso incluí apropriar-se se seguir todo o seu ensinamento.
  1. O conhecimento de Cristo é libertador – Jo 8.32; Jesus quer que o sigamos voluntariamente, em amor. Fomos livre por Ele, por isso o seguimos.
  1. O conhecimento de Cristo produz vida – Jo 17.3: E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. Outrora, acorrentados aos grilhões do pecado, estavamos fadados à morte e a aniquilação eterna, hoje o Senhor nos concede uma vida plena e abundante (cfe. Jo 10.10).
Conclusão

A ignorância espiritual leva o homem à morte, como vimos. Mas o conhecimento da verdade liberta e conduz a vida.
Concluo esta mensagem com as palavras de Moisés ao povo hebreu em Deut. 11.22-28:

Porque se diligentemente guardardes todos estes mandamentos, que vos ordeno para os guardardes, amando ao Senhor vosso Deus, andando em todos os seus caminhos, e a ele vos achegardes,
Também o Senhor, de diante de vós, lançará fora todas estas nações, e possuireis nações maiores e mais poderosas do que vós.
Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso; desde o deserto, e desde o Líbano, desde o rio, o rio Eufrates, até ao mar ocidental, será o vosso termo.
Ninguém resistirá diante de vós; o Senhor vosso Deus porá sobre toda a terra, que pisardes, o vosso terror e o temor de vós, como já vos tem dito.
Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;
A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando;
Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes”.


Diante disto, qual é a sua decisão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário