sábado, 19 de abril de 2014

USUFRUINDO E DIFUNDINDO A GRAÇA DO PAI - IBCA, 20/04/14


Texto: I Coríntios 5.6-8.

INTRODUÇÃO

CONTA E CANTA A ESTÓRIA: COELHINHO DA PÁSCOA QUE TRAZES PRA MIM? UM OVO DOIS OVOS, TRÊS OVOS ASSIM...
GOSTAMOS TANTO DE ESTÓRIAS QUE FOI CRIADA UMA TELESÉRIE MUITO FAMOSA CHAMADA: “ONCE UPON A TIME”, TRADUZINDO: ERA UMA VEZ.  SATANÁS TENTOU TRANSFORMAR A HISTÓRIA DE LIBERTAÇÃO DO POVO DE DEUS E DE SALVAÇÃO DE TODA HUMANIDADE EM UM FATO QUALQUER, DE SOMENOS IMPORTÂNCIA, UM VERDADEIRO CONTO DE FADAS.
NO ENTANTO, A HISTÓRIA BÍBLICA NOS MOSTRA QUE DEUS FIRMOU UM PACTO COM ABRAÃO DE QUE NELE TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA SERIAM ABENÇOADAS.  COM O DESENROLAR DOS ACONTECIMENTOS, O POVO HEBREU FOI CONDUZIDO AO EGITO E DE LÁ DEUS SUSCITA UM LIBERTADOR, QUE NUM MOMENTO COMO ESTE, À ÉPOCA DA PÁSCOA TIROU O SEU POVO DAS GARRAS DO EGITO E OS CONDUZIU À TERRA PROMETIDA.  O ENTENDIMENTO DA PÁSCOA NOS CONDUZIRÁ A UMA COMPREENSÃO MELHOR ACERCA DE NOSSA SITUAÇÃO E DAQUELES QUE TAMBÉM NECESSITAM DA GRAÇA DO PAI.

COMPREENDENDO MELHOR A PÁSCOA:
A Primeira Celebração: Foi instituída em Êxodo 12, ATRAVÉS DE UMA Determinação de Deus A Moisés, NO dia 14 DO mês de abibe (1º mês para os judeus)

Os elementos da Páscoa E SEU SIGNIFICADO:
O Cordeiro Pascal, tipificando, apontando para Cristo, o cordeiro sem mácula, FOI oferecido em sacrifício por nós, em caráter expiatório e vicário (substitutivo).
Os pães asmos - SEM fermento = DENOTAM pureza => sem contaminação.
As ervas amargas - lembraVAM a dureza da servidão no Egito.
A Páscoa na vida do povo de Deus HOJE TEM Na ressurreição de Cristo e Na SUA vitória sobre a morte, A FIGURA CENTRAL DA PÁSCOA – I COR. 5.7: “JESUS É A NOSSA PÁSCOA”.

ESTA PÁSCOA QUE OS CRISTÃOS ENTENDEM COMO A NOVA ALIANÇA FEITA NO SANGUE DO CORDEIRO DE DEUS, JESUS; PRECISA SER ANUNCIADA ÀQUELES QUE AINDA ENCONTRAM-SE DISTANCIADOS DA GRAÇA DO PAI.
1.      A GRAÇA QUE EXPERIMENTAMOS E TEMOS ALEGRIA EM COMPARTILHAR – I PEDRO 2.9, 10:
“VOCÊS, PORÉM, SÃO GERAÇÃO ELEITA, SACERDÓCIO REAL, NAÇÃO SANTA, POVO EXCLUSIVO DE DEUS, PARA ANUNCIAR AS GRANDEZAS DAQUELE QUE OS CHAMOU DAS TREVAS PARA A SUA MARAVILHOSA LUZ.  ANTES VOCÊS NEM SEQUER ERAM POVO, MAS AGORA SÃO POVO DE DEUS; NÃO HAVIAM RECEBIDO MISERICÓRDIA, MAS AGORA A RECEBERAM”.
ESTA ALEGRIA É FRUTO DE CORAÇÕES AGRADECIDOS AO SENHOR, NÃO É ALGO FORÇADO E SIM FRUTO DE RECONHECIMENTO.  ANTES NÃO ÉRAMOS POVO, MAS EM CRISTO RECEBEMOS ESTA FILIAÇÃO.

2.      GRAÇA QUE CONHECEMOS E QUEREMOS PROCLAMAR AOS POVOS DE TODO O MUNDO – ISAÍAS 61.1-2A:
“O ESPÍRITO DO SOBERANO, O SENHOR, ESTÁ SOBRE MIM,   PORQUE O SENHOR UNGIU-ME PARA LEVAR BOAS NOTÍCIAS AOS POBRES. ENVIOU-ME PARA CUIDAR DOS QUE ESTÃO COM O CORAÇÃO QUEBRANTADO, ANUNCIAR LIBERDADE AOS CATIVOS E LIBERTAÇÃO DAS TREVAS AOS PRISIONEIROS, PARA PROCLAMAR O ANO DA BONDADE DO SENHOR”.

“O AMOR DE CRISTO NOS CONSTRANGE” (II COR 5.14).  ESTE AMOR DE UM DEUS SOBERANO QUE DEIXOU A SUA CONDIÇÃO REAL PARA SE TORNAR O “SERVO SOFREDOR“ PASSAR PELA VIA CRUCIS; NOS LEVA A UMA REFLEXÃO EM NOSSA CONDIÇÃO PESSOAL E NA RESPONSABILIDADE QUE TEMOS EM PROCLAMAR ESTE GRANDIOSO E TREMENDO AMOR DE DEUS (QUE ACABAMOS DE CANTAR COM O CORAL DA IBCA).


3.      A GRAÇA QUE TOMA NOSSO CORAÇÃO E NOS LEVA A CONSAGRAR NOSSA VIDA AO SENHOR – MT 5.16:
“ASSIM BRILHE A LUZ DE VOCÊS DIANTE DOS HOMENS, PARA QUE VEJAM AS SUAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM AO PAI DE VOCÊS, QUE ESTÁ NOS CÉUS”.
TITO 2.11-15A: “PORQUE A GRAÇA DE DEUS SE MANIFESTOU SALVADORA A TODOS OS HOMENS. ELA NOS ENSINA A RENUNCIAR À IMPIEDADE E ÀS PAIXÕES MUNDANAS E A VIVER DE MANEIRA SENSATA, JUSTA E PIEDOSA NESTA ERA PRESENTE, ENQUANTO AGUARDAMOS A BENDITA ESPERANÇA: A GLORIOSA MANIFESTAÇÃO DE NOSSO GRANDE DEUS E SALVADOR, JESUS CRISTO.  ELE SE ENTREGOU POR NÓS A FIM DE NOS REMIR DE TODA A MALDADE E PURIFICAR PARA SI MESMO UM POVO PARTICULARMENTE SEU, DEDICADO À PRÁTICA DE BOAS OBRAS. É ISSO QUE VOCÊ DEVE ENSINAR”.

ESTA CONSAGRAÇÃO É UMA DEDICAÇÃO TOTAL E IRRESTRITA E DEVERIA SER SEMELHANTE A DEDICAÇÃO DE CRISTO – “ELE SE ENTREGOU POR NÓS”, ELE SE DOOU, ELE DEU A SUA VIDA PARA QUE NÓS TIVESSEMOS VIDA E VIDA EM ABUNDÂNCIA.  “É ISSO QUE NÓS DEVEMOS ENSINAR” E VIVENCIAR.
(OH DEUS TU ÉS MEU DEUS E SEMPRE TE ADORAREI, BUSCAREI A TUA FACE E APRENDEREI A ANDAR EM TEUS CAMINHOS E PASSO A PASSO SEMPRE TE LOUVAREI ENQUANTO EU VIVER; DIZ A LETRA DE UMA DAS MÚSICAS QUE CANTAMOS).

CONCLUSÃO

A QUE TIPO DE RECORDAÇÕES A PÁSCOA TE REMETE? AO CONTEMPLAR A RUDE CRUZ O QUE VOCÊ VÊ? UM DESCONHECIDO EM UMA EXECUÇÃO PÚBLICA? OU ENTENDE QUE O VERBO ETERNO, O FILHO DO DEUS VIVO SE ESVAZIOU DA SUA GLÓRIA E SE TORNOU COMO UM DE NÓS PARA MORRER EM NOSSO LUGAR...
ISAÍAS 53.4-7 NOS DIZ: “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
QUE AQUELES QUE ESTÃO ENTRE NÓS E QUE AINDA NÃO CONSAGRARAM SUAS VIDAS AO SENHOR, POSSAM POR OCASIÃO DA PÁSCOA, SELAREM NO SANGUE DE CRISTO ESTA NOVA E ETERNA ALIANÇA COM DEUS.

Francisco barros
servo do senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário