quarta-feira, 10 de setembro de 2014

A INGRATIDÃO RESULTADO DA REBELDIA

Texto: DEUTERONÒMIO 32.6 
INTRODUÇÃO
É DIFÍCIL ENCONTRAR UMA EMOÇÃO MAIOR PARA UM HOMEM DO QUE A DE PRESENCIAR O NASCIMENTO DE UM FILHO.  IMAGINE-SE ACOMPANHANDO CADA MOMENTO DE SUA FORMAÇÃO INTRA-UTERINA; A EXPECTATIVA, AS ESPERANÇAS, OS PLANOS FORMULADOS PARA O FUTURO DELE..  ESTAS E OUTRAS EMOÇÕES POVOAM AS CABEÇAS DOS PAIS DURANTE A GESTAÇÃO DE UM FILHO ATÉ O MOMENTO DE SEU NASCIMENTO.  A VIDA DE UM PAI MUDA INTEGRALMENTE, TUDO O QUE SE FAZ PODE REFLETIR NA VIDA DE SEU FILHO; SUA OCUPAÇÃO, SEUS EXEMPLOS, TUDO SERÁ OBSERVADO E ABSORVIDO POR SEU FILHO.
OS SEUS MELHORES ANOS SERÃO INVESTIDOS NELE.  PASSAM-SE OS ANOS, ELE CRESCE, ESTUDA, SE FORMA.  AGORA ELE JÁ TEM O BÁSICO PARA COMEÇAR A SUA CAMINHADA.  A PARTIR DESTE MOMENTO, OS SEUS INTERESSES SÃO OUTROS, ELE NÃO TEM MAIS TEMPO A PERDER COM SUA FAMÍLIA, SUAS AMIZADES, SEUS COLEGAS, SUAS PAQUERAS, SEU LAZER, TUDO ISSO É MAIS IMPORTANTE DO QUE O RELACIONAMENTO COM OS SEUS PAIS.
ESTE INDIVÍDUO AGORA TEM OUTRAS PRIORIDADES, ELE QUER LIBERDADE, QUER PAZ, QUER SER DONO DE SEU PRÓPRIO NARIZ.  E DE REPENTE, CANSADO DE COBRANÇAS, ELE DEIXA A SEGURANÇA E O ACONCHEGO DE SEU LAR PARA AVENTURAR-SE NAS VEREDAS DA PRETENSA LIBERDADE QUE TANTO ALMEJA.
OS DEDICADOS PAIS SE SENTEM JOGADOS FORA, SEM NENHUMA IMPORTÂNCIA NA VIDA DESTE PRÓDIGO FILHO.
ONDE ESTÁ O AMOR, O CARINHO, A DEDICAÇÃO, O COMPANHEIRISMO?  QUANTOS NOITES EM CLARO VELANDO PELO BEM-ESTAR DO FILHO.  QUANTAS PRIVAÇÕES PASSADAS PARA PODER PROPORCIONAR-LHE O MELHOR.
É ESTA A RECOMPENSA QUE RECEBEMOS POR TODA A DEDICAÇÃO QUE TIVEMOS?  PERGUNTAM-SE OS PAIS.  CERTAMENTE ESTE É O SENTIMENTO DE TANTOS PAIS, OS QUAIS SOFREM COM A INGRATIDÃO DE SEUS FILHOS.
TENTEM ENTÃO, IMAGINAR O SENTIMENTO DE DEUS DIANTE DA REJEIÇÃO, INGRATIDÃO E REBELDIA DOS SERES HUMANOS.  O TEXTO DE REFERÊNCIA NOS LEVA A ESTA MESMA REFLEXÃO – COMO TEMOS NOS PORTADO PARA COM O SENHOR DIANTE DE TUDO O QUE ELE REPRESENTA EM NOSSAS VIDAS?  E QUE POSTURA DEVEMOS ASSUMIR PARA CONSERTAR OS RELACIONAMENTOS QUEBRADOS COM O SENHOR?
ESTA MENSAGEM OBJETIVA PROVOCAR UMA REFLEXÃO, TOMANDO POR BASE A FORMA COMO O TEXTO NOS APRESENTA DEUS E O PAPEL QUE ELE DESEMPENHA EM NOSSAS EXISTÊNCIAS, VISANDO DESTA FORMA UMA RECONCILIAÇÃO DO HOMEM PARA COM DEUS.
DESENVOLVIMENTO
COMO TEM SIDO O NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS NAS ÁREAS QUE SE SEGUEM:

1.     COMO PAI – QUANDO ACEITAMOS O SACRIFÍCIO DE CRISTO [JOÃO 1.12], SOMOS FEITOS SEUS FILHOS.  TEMOS NOS PORTADO COMO FILHOS DE DEUS?  ESTAMOS HONRANDO NOSSO PAI E O NOME QUE CARREGAMOS?  NOSSOS ATOS DEMONSTRAM QUE SOMOS DE FATO FILHOS DA LUZ, OU FILHOS DAS TREVAS?

2.     COMO SENHOR – ACEITAMOS CONVENIENTEMENTE A JESUS COMO SALVADOR E MEDIADOR.  É BOM USUFRUIR DAS BENESSES DA SALVAÇÃO, DO STATUS DE FILHOS DE DEUS, DE TERMOS UM IRMÃO MAIS VELHO QUE NOS DEFENDE PERANTE O PAI.  MAS TEMOS ACATADO O SENHORIO DE NOSSO PAI.  SOMOS FILHOS OBEDIENTES, OU SOMOS FILHOS APENAS QUANDO NOS CONVÊM?

3.     COMO CRIADOR – À EXEMPLO DO PAI QUE EXEMPLIFICAMOS POR OCASIÃO DA INTRODUÇÃO DESTA MENSAGEM, TEMOS DADO VALOR ÀQUELE QUE NOS DEU O DOM DA VIDA; OU LEVAMOS NOSSA VIDA DE MANEIRA INCONSEQUENTE E IRRESPONSÁVEL?

4.     COMO SUSTENTADOR – DEUS NOS DEU A VIDA, NOS CONCEDEU O SEU NOME, SUA HERANÇA E AINDA POR CIMA NOS SUSTENTA DIA APÓS DIA COM AMOR, ALIMENTO, SAÚDE, TRABALHO, CASA E VIDA.  O QUE TEMOS FEITO PARA SERMOS MERECEDORES DESTA TÃO GRANDE SALVAÇÃO?
CONCLUSÃO
NÃO SEJAMOS COMO FILHOS INGRATOS AO SENHOR, AO CONTRÁRIO, EXPELHEMO-NOS NO SALMISTA, QUE DENTRE TANTOS SALMOS DE LOUVOR, O ADOROU DE MANEIRA TÃO ESPECIAL NO SALMO 100, ACLAMANDO-O COM ALEGRIA E CONCLAMANDO TODOS OS POVOS DA TERRA A ADORÁ-LO COM ALEGRIA E RECONHECIMENTO, PELA SUA BONDADE E MISERICÓRDIA; POR TER NOS CRIADO E TER NOS TRANSFORMADO EM FILHOS, OVELHAS DO SEU PASTO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário