quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O HOMEM DE DEUS COMO AGENTE TRANSFORMADOR



Texto: JER 29.4-7; 12-14 (UHMBMS) 29/08/14).
INTRODUÇÃO
ESTAMOS VIVENDO MOMENTOS DIFÍCEIS EM TODO O MUNDO: GUERRAS, RUMORES DE GUERRAS NOS PAÍSES DO LESTE EUROPEU E DA PALESTINA.  PESTE E FOME EM VÁRIOS PAÍSES, PARTICULARMENTE NO CONTINENTE AFRICANO.  DESESTABILIZAÇÃO ECONÔMICA NA C.C.E.; CONFLITOS RACIAIS, POLÍTICOS E RELIGIOSOS.
AO CONTEMPLARMOS O CENÁRIO MUNDIAL TEMOS A NÍTIDA PERCEPÇÃO DE ESTARMOS VIVENCIANDO OS MOMENTOS APOCALÍPTICOS QUE ANTECEDEM A CHEGADA DO ANTI-CRISTO.
NO ÂMBITO NACIONAL, ALÉM DE TODAS AS DIFICULDADES ENFRENTADAS, NOS DEPARAMOS COM UM QUADRO DE TRANSIÇÃO GOVERNAMENTAL NAS ESFERAS ESTADUAIS E FEDERAL.
EM MEIO A ESTE CAOS, O NOSSO INIMIGO TEM INVESTIDO PESADO CONTRA A FAMÍLIA CRISTÃ.   POR ISSO, O NOSSO CONGRESSO, EM CONSONÂNCIA COM A LINHA DA CBB, TEM TRABALHADO EM CIMA DO TEMA ANUAL DOS BATISTAS: “FAMÍLIA – O IDEAL DE DEUS PARA O SER HUMANO.”
TOMANDO POR BASE A PALAVRA DE DEUS ENVIADA A SEU POVO POR INTERMÉDIO DO PROFETA JEREMIAS, VAMOS APLICAR NOS DIAS DE HOJE À NOSSA REALIDADE, ENSINAMENTOS ÚTEIS PARA QUE POSSAMOS INFLUENCIAR E TRANSFORMAR BENEFICAMENTE A REALIDADE AO NOSSO REDOR.

DESENVOLVIMENTO
1.     EDIFICAI CASAS E HABITAI NELAS, PLANTAI JARDINS E COMEI DO SEU FRUTO -  esta determinação do senhor demonstra que embora sejamos peregrinos nesta terra, devemos deixar por aqui as nossas marcas.  o senhor mostra que o sacerdote de seu lar, deve firmá-lo e estabelecê-lo deve fincar raízes e gerar frutos.

2.     tomai mulheres e gerai filhos – os frutos destas famílias devem ser agentes propagadores da mensagem de salvação.  quando deus disse a abraão que nele seriam benditas todas as famílias da terra, dentre outras coisas demonstrava que a família de abraão lançaria os fundamentos de uma fé genuína em javé, difundindo a todos a sua mensagem.  a ordem de crescimento nos leva também à missão de multiplicarmos o povo de deus sobre a face da terra.

3.     procurai a paz da cidade – como cidadãos dos céus e da terra, somos conscientes de nosso papel.  precisamos ser exemplo para os demais cidadãos.  devemos trabalhar por leis justas e direitos para todos; sempre respaldando-nos na palavra de deus.

4.     isso implica em oração pelo nosso povo e por nossos governantes – somos co-responsáveis pela harmonia e paz de nossas cidades.  tanto assim que certo pastor batista norte-americano, em meio à sua luta assim se expressou: “o que me preocupa não é o barulho dos maus, mas o silêncio dos bons” (m. l. king jr.).
quando o sal da terra e luz do mundo perde suas propriedades. o silêncio dos bons ecoa, fazendo coro à militância dos maus; pecando por omissão e sendo negligentes.
CONCLUSÃO
os homens de deus precisam estar cônscios de suas responsabilidades no mundo.  precisamos arregaçar nossas mangas e comprometermo-nos com o chamado de cristo, que ao “contemplar as multidões, compadeceu-se delas, pois viu que eram como ovelhas sem pastor”.
não podemos cruzar os braços e mantermo-nos em atitude contemplativa, cOmo meros expectadores.  precisamos nos mobilizar, orar e agir em prol do povo para o qual deus nos comissionou a pregar o evangelho e resgatar das trevas do pecado para a luz de cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário